Nova versão do programa para extrair dados do arquivo de log do LAMMPS

Estou disponibilizando uma nova versão do programa em Python para extrair informações impressas com o comando thermo dos arquivos de log produzidos nas simulações de dinâmica molecular feitas com o LAMMPS. Para baixar essa versão, clique no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1Ac7zsS8RPGQYqPw89H0VoDfbILUDP3Wy/view?usp=sharing

Além de extrair a evolução de cada variável definida no comando thermo_style em arquivos distintos e calcular as médias, desvios e médias em bloco como na versão anterior, a nova versão inclui duas novas funcionalidades:

1- Permite plotar diretamente as variáveis em qualquer unidade de tempo desejada ao invés de plotar em função do número de passos como na primeira versão. Para isso, basta informar o passo de integração usado na simulação na variável dt no programa. (o default é dt = 1, que pode ser visto como plotar em função do número de passos que era o caso da versão anterior).

2- Faz regressão linear de cada propriedade calculada em função do tempo usando os dados após o mesmo número de passos em que se inicia o cálculo de médias e desvios (definido pela variável avstart). Os coeficientes angular e linear de cada propriedade em cada run são dados no arquivo linear_regression.txt . Essas regressões tem duas utilidades principais. Primeiramente, algumas variáveis podem apresentar realmente um comportamento linear, como é o caso do desvio médio quadrático das partículas em um líquido, e o coeficiente angular pode se relacionar a propriedades interessantes (no caso do desvio médio quadrático, relaciona-se com o coeficiente de difusão). Para outras propriedades, as quais espera-se que apenas flutuem em torno da média após atingir o equilíbrio, um coeficiente angular não-desprezível pode indicar que seu sistema ainda não relaxou, havendo alguma mudança lenta em andamento, ou que o número de passos excluído do início da simulação não foi grande o bastante. Caso o valor de avstart seja maior que o número de passos da respectiva simulação, as regressões não são calculadas e uma mensagem é impressa no arquivo linear_regression.txt.

Para cálculo das regressões, o programa necessita do módulo “scipy” instalado, algo que não era necessário na primeira versão. Caso prefira usar a versão anterior, ela ainda está disponível no link https://drive.google.com/file/d/1zH7i8ouuDwEtLxmc9pUUbc87Zshz0t46/view?usp=sharing .

Para mais informações sobre a realização e análise de simulações no LAMMPS, cheque nosso tutorial.

Sobre Kalil Bernardino
Professor adjunto no Departamento de Química na Universidade Federal de São Carlos desde 2022. Atuo na área de química computacional, com interesse especial em simulações de dinâmica molecular, líquidos complexos, fenômenos de auto-agragação e termodinâmica. Formação: Graduado em Química em 2012 pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar Mestrado defendido na área de Físico-Química em Fevereiro de 2014 pelo Programa de Pós-graduação em Química da UFSCar, com projeto de pesquisa: "Estudo Teórico Computacional dos Sistemas Micelares de Alquilbenzenos em Diiodometano". Doutorado na Universidade Federal de São Carlos com projeto de pesquisa "Estudo Computacional das Propriedades Elétricas e da Termodinâmica de Agregação de Micelas formadas por Surfactantes com Diferentes Grupos Hidrofílicos" Pós-doutorando no Laboratório de Espectroscopia Molecular do Instituto de Química da Universidade de São Paulo com projeto referente ao estudo da Dinâmica Molecular de Não-Equilíbrio de Líquidos Iônicos sob supervisão do Professor Mauro C. C. Ribeiro e com bolsa FAPESP.

Deixe um comentário